terça-feira, 3 de novembro de 2009

Bell's Palsy, Paralisia de Bell ou Sindrome de Bell

A titulo informativo vou comentar o que aconteceu comigo a 3 semanas atras. Eu fui para o meu trabalho como todas as manhas e o clima estava bastante frio, neste dia tinhamos karaoke no restaurante entao, apesar de estar frio, havia uma certa movimentacao em volta do bar.

Como de praxe, sempre canto umas musicas pra animar a galera e faze-los cantar tambem...durante esse periodo, notei que havia alguma coisa estranha acontencendo com a minha bochecha, parecia que a mesma nao se mexia quando eu sorria mas segui trabalhando normalmente ate as 6 da tarde.

Quando fechei o restaurante, passei no escritorio pra fazer algumas solicitacoes pro proximo dia e este logo percebeu q havia alguma coisa errada com o meu olho...eu ate entao nao tinha notado nada ele me chemou atencao que eu nao estava piscando...fiquei um pouco assustada quando relatei que era verdade.

A noite fui a um aniversario e nao cheguei muito perto de ninguem achando que pudesse ser algumas dessa doencas de olho e nao queria passar pra ninguem! Que inocencia! Ainda no aniversario, meu amigo percebeu que eu nao estava mexendo a boca enquanto mastigava e veio, muito preocupado, me falar!

Liguei pra minha tia no Brasil que eh medica...ela me fez varias perguntas e detectou o problema...paralisia de Bell, pediu que eu fosse ao medico aqui pra pegar confirmar o diagnostico e pegar a prescricao medica pra comprar os remedios...sim, aqui so se compra remedio com receita!!!

Entao vamos a descricao da doenca:
A Paralisia de Bell é uma paralisia do nervo facial que resulta em inabilidade para controlar músculos faciais no lado afetado. Na paralisia facial periférica, toda a hemiface inervada pelo nervo lesado fica paralisada, não enrugando a testa, não fechando o olho e a boca desviando para o lado sadio.

Esta é uma doença benigna, que na maioria dos casos evoluirá para a cura, sem risco de vida ao paciente. Mas a necessidade de um acompanhamento médico precoce é importante para uma boa evolução da doença, bem como a detecção dos casos de mau prognóstico.

Várias são as causas de uma paralisia facial periférica, tais como: um trauma na face, uma infecção do nervo facial por vírus ou bactéria, uma infecção de ouvido, pós cirurgia otológica ou da glândula salivar parótida, dentre tantas outras. Mas a causa mais comum desse tipo de paralisia é desconhecida, sendo chamada de paralisia facial periférica idiopática ou paralisia de Bell; o que se sabe é que ocorre uma inflamação do nervo e o mesmo passa a ter um funcionamento deficiente, como se fosse desligado. A partir daí vão se instalar os sinais acima referidos.

Outros sinais e sintomas podem acompanhar o quadro como: alteração do paladar; diminuição ou aumento das lágrimas no olho que não fecha; formigamento e dor na hemiface acometida.

Minha principal preocupacao foi com o olho, coloquei colirio incessantemente e muitas vezes fechava o olho manulamente como se estivesse piscando. Fiz isso durante 2 semanas. A partir desse periodo, comecaram a aparecer os primeiros sinais de melhora: comecei a piscar (ainda que nao perfeitamente), a lingua comecou a se mexer normalmente e a boca comecou a sorrir de novo.

Paciencia eh o melhor remedio, ainda que chato esperar...foi a unica coisa que me restou...sem contar os mimos do meu namorado que me ajudaram bastante porque nessas horas, longe de casa, da vontade de morrer!!! Sem contar as pessoas me olhando com cara de coitadinha!! Eh horrivel! Prefiro que nao digam nada a dizer coitadinha mas, como disse, paciencia eh o melhor remedio...respirei fundo, sorri (ainda que com meia cara) e estou aqui (curada) pra contar pra vcs...

XOXO

Fran

6 comentários:

Patricia disse...

Nossa!! Que droga!!
Como tu está agora??? E mande o teu excelentíssimo te cuidar!! Se não ele vai sofrer represálias quando voltar para o Brasil! heheheh

beijos, cuidem-se

.Kel. disse...

Ainda bem que não estás mais "paralisada".. imagina.. ia parecer que tu tinha colocado botox só na metade do rosto e ele não mexer mais!!

:P

Franzinha, que bom que estás saradinha| Essa semana nos achamos no skype! Besteiras e baboseiras para contar hehe! Bjuss

Fran disse...

Esta bemmmmm melhor agora! Qse 100%! Com paciencia, bom-humor e muito carinho estou levando muito bem! :)
Obrigada pelo carinho meninas!

Anônimo disse...

OLA MEU NOME É KELLY
E DESCOBRIR HOJE QUE ESTOU COM ISSO
É MUITO RUIM
N QUERO FICAR ASSIM
SEI QUE VC SABE COMO É SE SENTIR ASSIM
ENTÃO VC ME ENTEDE

daniele disse...

Ola Fra , me nome e Daniele e depois de 4 meses estou 80% , apesar que ninguem percebe eu ainda sinto dor e quamdo sorrio meu olho esquerdo repucha , nao sei se com vc aconteeu isto ,masss espero q nao . abracos e boa sorte. Dani

Anônimo disse...

Na segunda feira passada acordei aqui em Vancouver para ir para o curso de ingles que estou fazendo e me arrumei e como sempre, passei um lápis nos olhos. Na escola meu olho esquerdo nao parava de chorar...coloquei a culpa nos lápis e fui em frente. Na aula da tarde, comecei a perceber que meu lábio e lingua do lado esquerdo estavam "formigando"como quando estamos anestesiados ou melhor, terminando a anestesia e comecei a me preocupar pois além de poder sem um AVC, derrame, podia ser pior, a ELA - esclerose lateral amiotrófica, que meu irmao teve e começou assim e tb com outros sintomas. Apavorei total. Tenho 61 anos e achei que o derrame seria um bom negócio já que ELA é fatal e sem chance nenhuma de sobreviver. Tudo fica paralizado, ou seja seus musculos secam.Horror total.
Meu filho estuda e mora aqui e localizei-o e fomos ao hospital que assim que chegamos, esperamos só uma pessoa, (hospital publico) me atenderam com sorriso e ao saberem os sinais, começaram a correr comigo, fazer muitos exames, testes (acho que para descartar ou confirmar avc ou ou) e fiquei ali, deitada, toda espetada, mas com muitos sorrisos e o carinho do meu filho que foi especialmente confortador.
Me colocavam mantinhas quentinhas o tempo todo. Bastava uma esfriar e já colocavam outra. Nesta altura, já passadas 2 horas e ainda com alguns exames para fazer, eu estava torcendo para que o medico viesse me dizer que tinha tido "um leve" AVC etc e tal, pois nao podia nem pensar ( nao parava de pensar) que fosse ELA.
No fim, depois de tomografias, chapas, exames de sangue, exames cardíacos e principalmente muitas mantinhas quentinhas e muito carinho por parte de todos, (todos mesmo, desde os médicos que passavam, enfermeiras, parentes ou amigos de pacientes e o faxineiro me sorriam o tempo todo com muita simpatia) me trouxeram o diagnótico. Bell's Palsy Overview. Bacteria ou virus (provavelmente o Herpes) alojado no ta ta ta do lado esquerdo do rosto. Ufa...que bom que tinha outra coisa para ser além de AVC ou ELA, palavrinhas tao curtinhas mas tao devastadoras.
Gostei do nome da nova doença...chique até.
Diante de tanta angustia, ela me soou como um dia na Disney.
Bem, estou meio esquisita. Com certa vergonha da boca torta e do olho parado, mas tenho que dizer'" OBRIGADA MEU DEUS" por ser só isso.
Como sempre digo e já ouço há muito tempo....sempre pode ser melhor. Beijos a todos e cuidado, isso acomete 1 a cada 30 pessoinhas o tempo todo.
Mirian Bianchi