domingo, 15 de maio de 2011

Me tratando muito bem: Cuca de Banana

Este será um post sobre bolo...sim, sim. Quem me conhece sabe como eu sou, às vezes eu resolvo fazer algo e sai de baixo...tem que sair.

Estava em casa, na nova casa, e pensei o que poderia fazer para aproveitar umas bananas que estavam na geladeira e eu, certamente, não iria dar vencimento. No almoço, já havia me dado ao trabalho de regá-las com um delicioso doce de leite Conaprole (aquela delicinha que compramos nos “free shops” dos Hermanos uruguayos) e levado-as ao microondas. Pensei também que se eu fizesse isso todos os dias, o dia que eu voltar a Big River estarei irreconhecível de tão fofinha!

Então pensei: cuca de banana...se ficar bom, divido com todos...se ficar ruim...jogo no lixo e finjo que nunca fiz!!!hahaha

A verdade é que me diverti um monte, desde a compra dos ingredientes (ou vocês achavam que eu teria mesmo fermento, ovos e farinha em casa??) até a execução como um todo. Foi divertido bater o bolo e lembrar dos bons tempos de criança onde eu ficava ajudando a vovó Zulma a bater os bolos de domingo...os bolos de domingo tinham seu valor na nossa casa...vovó sempre esperava todos pro café (o chá das 4 na casa dos Danigno) e ainda espera mas agora ela não bate mais os bolos...ninguém bate! Hoje eles compram tudo pronto pra não dar trabalho mas os bolos da vovó tinham o seu valor pra mim...sem ela, eu não estaria aqui contando essa história...porque aprendi tudinho com ela! Fiz de olho, olho igual ao da vovó...ela nunca usava receita, só se fosse pra experimentar algo novo.

O mesmo não valia para comida...vovó foi bem mimada desde menina e até hoje não sabe fazer muitas coisas salgadas, mas os bolos...hummmm, os bolos e doces da minha vó são os melhores que eu já comi na vida!!!

Espero que tenha herdado ao menos um pouquinho dessa sabedoria, afinal, eu era a aprendiz da vovó todo o domingo (sem contar na raspadora oficial da tijela também). A cuca ficou bonita agora basta saber se ficou gostosa...se vierem me visitar...prometo até que faço uma, mas se vai ficar igual a essa...humm, não garanto.

Ai vai a receita (de olho) então:

3 ovos

3 xíc. de farinha de trigo

1 xíc. de leite

2 xíc. de açúcar

2 bananas amassadas

Várias bananas cortadinhas

1 colher de sopa de fermento para bolo

1 xíc. de leite desnatado (sim, foi assim que eu fiz!)

100g de margarina

Canela em pó

Bati o basicão...açúcar, gemas e a margarina...depois adicionei farinha de trigo, as bananas amassadas e o leite...na ultima de farinha, vai o fermento junto. Depois disso só as claras batidas em neve (duvido que eu tenha batido bem!) mas o mais importante que eu nunca vou esquecer...depois de adicionar as claras NÃO BATER MAIS O BOLO...só misturar delicadamente. Depois, só colocar as bananas picadinhas, um pouco de canela pra dar um gostinho e, um truque de Francine, salpicar um pouquinho de açúcar para ficar crocante. Levei ao forno por quase 1 hora e ficou essa maravilha que vocês estão vendo e eu estou me babando para comer! Bom apetite!!!

Beijinhos com carinho

F.

2 comentários:

claire_castagno disse...

Que vontade fiquei de comer...o aspecto estava uma delicia. Ficas me devendo uma...quando não sei. Por aqui vamos indo muito bem. Pena que o frio está chegando. Beijos

Fran disse...

To devendo então!!! Vamos ver...teremos que agendar direitinho!! :)
Sim, aqui ta frio pra caramba também...isso me lembra que tenho que aprender a fazer sopas!!! hehehe. Saudadess. Beijinhosssss