A titulo informativo vou comentar o que aconteceu comigo a 3 semanas atras. Eu fui para o meu trabalho como todas as manhas e o clima estava bastante frio, neste dia tinhamos karaoke no restaurante entao, apesar de estar frio, havia uma certa movimentacao em volta do bar.
Como de praxe, sempre canto umas musicas pra animar a galera e faze-los cantar tambem...durante esse periodo, notei que havia alguma coisa estranha acontencendo com a minha bochecha, parecia que a mesma nao se mexia quando eu sorria mas segui trabalhando normalmente ate as 6 da tarde.
Quando fechei o restaurante, passei no escritorio pra fazer algumas solicitacoes pro proximo dia e este logo percebeu q havia alguma coisa errada com o meu olho...eu ate entao nao tinha notado nada ele me chemou atencao que eu nao estava piscando...fiquei um pouco assustada quando relatei que era verdade.
A noite fui a um aniversario e nao cheguei muito perto de ninguem achando que pudesse ser algumas dessa doencas de olho e nao queria passar pra ninguem! Que inocencia! Ainda no aniversario, meu amigo percebeu que eu nao estava mexendo a boca enquanto mastigava e veio, muito preocupado, me falar!
Liguei pra minha tia no Brasil que eh medica...ela me fez varias perguntas e detectou o problema...paralisia de Bell, pediu que eu fosse ao medico aqui pra pegar confirmar o diagnostico e pegar a prescricao medica pra comprar os remedios...sim, aqui so se compra remedio com receita!!!
Entao vamos a descricao da doenca:
A Paralisia de Bell é uma paralisia do nervo facial que resulta em inabilidade para controlar músculos faciais no lado afetado. Na paralisia facial periférica, toda a hemiface inervada pelo nervo lesado fica paralisada, não enrugando a testa, não fechando o olho e a boca desviando para o lado sadio.
Esta é uma doença benigna, que na maioria dos casos evoluirá para a cura, sem risco de vida ao paciente. Mas a necessidade de um acompanhamento médico precoce é importante para uma boa evolução da doença, bem como a detecção dos casos de mau prognóstico.
Várias são as causas de uma paralisia facial periférica, tais como: um trauma na face, uma infecção do nervo facial por vírus ou bactéria, uma infecção de ouvido, pós cirurgia otológica ou da glândula salivar parótida, dentre tantas outras. Mas a causa mais comum desse tipo de paralisia é desconhecida, sendo chamada de paralisia facial periférica idiopática ou paralisia de Bell; o que se sabe é que ocorre uma inflamação do nervo e o mesmo passa a ter um funcionamento deficiente, como se fosse desligado. A partir daí vão se instalar os sinais acima referidos.
Outros sinais e sintomas podem acompanhar o quadro como: alteração do paladar; diminuição ou aumento das lágrimas no olho que não fecha; formigamento e dor na hemiface acometida.
Minha principal preocupacao foi com o olho, coloquei colirio incessantemente e muitas vezes fechava o olho manulamente como se estivesse piscando. Fiz isso durante 2 semanas. A partir desse periodo, comecaram a aparecer os primeiros sinais de melhora: comecei a piscar (ainda que nao perfeitamente), a lingua comecou a se mexer normalmente e a boca comecou a sorrir de novo.
Paciencia eh o melhor remedio, ainda que chato esperar...foi a unica coisa que me restou...sem contar os mimos do meu namorado que me ajudaram bastante porque nessas horas, longe de casa, da vontade de morrer!!! Sem contar as pessoas me olhando com cara de coitadinha!! Eh horrivel! Prefiro que nao digam nada a dizer coitadinha mas, como disse, paciencia eh o melhor remedio...respirei fundo, sorri (ainda que com meia cara) e estou aqui (curada) pra contar pra vcs...
XOXO
Fran