terça-feira, 9 de março de 2010

Diferenças Culturais no Trabalho

Desde que estou aqui, tenho notado as diferenças culturais. Desde erros geográficos a estilo de vida...respondemos vários questionamentos. Chegamos até a fazer algumas brincadeiras com os amigos ( nada ofensivo, claro).

Mas hoje eu quero falar de trabalho. A maioria das pessoas ( simples mortais) tem um "schedule" que nada mais é do que uma escala de trabalho. Nesta escala estarão os horários de iniciar a trabalhar e os horários de soltar. Os dias que não estiveres na escala serão os dias de folga.

Isso é interessante porque a maioria das pessoas não esta de folga no sábado e no domingo e, normalmente, eles dão o "privilegio" desses dias para pessoas com filhos pequenos ou em escola ( para que passem mais tempo juntos).

Outra curiosidade é que essa escala pode variar semanalmente ( ou ser sempre a mesma, se for bom pra todos) SEM aviso prévio...Assim, é preciso checar os nossos horários todas as semanas para ver se é igual ao da semana anterior. Além disso, podem variar em turnos. Por exemplo, um dia pode ser que a pessoa abre o negócio e no outro, a que fecha.

E isso é simples de explicar porque normalmente os estabelecimentos aqui funcionam 7 dias por semana e abrem cedinho e fecham la pelas 10 da noite ( e tem uns que nem fecham).

Outra questão são os funcionários que são "full time", de 40 horas/sem. e os "part time", de 20 horas/sem. Os funcionários de meio-turno não são comum no Brasil...somente estagiários...aqui, tem aos montes. Isso inclusive é o que gera a outra diferença que é a variedade de empregos por pessoa.

Aqui, normalmente, as pessoas tem 2 ou 3 empregos completando TODAS as horas de descanso com trabalho.
Maluco, né? Não, eu diria diferente!
Viva o Brasil...viva ao 13 salário (aqui não tem) e as férias de 20 a 30 dias ( isso é impossível aqui), os trabalhadores tem normalmente 5 dias no ano e isso aumenta de acordo com os anos de trabalho e o numero de feriados que a pessoa trabalhar ( estes podem ser trocados por dias de ferias).

Breve com mais pensamentos...

XOXO

Fran

2 comentários:

.Kel. disse...

pois é fran.. o bom e o mal disso depende da fase da nossa vida :) viva 20 dias de férias!

Fran disse...

Pois eh, sempre tem os dois lados da moeda! Eu nem ligo tanto pras ferias mas meu coracao esta la, neh...beijinhoss